Ele começou sua carreira política na década de 60, sendo do partido que apoiava a ditadura militar (ARENA). Tomou o estado do Maranhão para si e, a partir daí, praticamente não saiu mais do comando do estado. Apesar disso, ou talvez por isso, o Maranhão é o estado menos desenvolvido do Brasil até hoje...
Em meados da década de 80 a ditadura militar estava em profunda crise e era certo que perderia o poder. Neste momento, ele mudou de lado e apoiou o candidato civil, Tancredo Neves. O Tancredo sabia que não seria fácil a transição, e o convidou para ser vice, imaginando com isso eliminar restrições do lado mais conservador do Brasil a um governo democrático e popular. Mas em um dos eventos mais sombrios e mal explicados da história política do Brasil, o Tancredo foi internado poucas horas antes de sua posse, morreu e o vice virou presidente. O primeiro presidente da era democrática era um verdadeiro "filhote da ditadura", usando expressão famosa na época. Eu era jovem na época e chorei, de verdade, ao ver que aquele ex-ARENA estava assumindo o poder.
Seu governo, como presidente, foi horrível. Não conseguiu debelar a hiper-inflação e o país não saiu da crise em que vivia há quase uma década. Mas não contente em ser presidente sem ser eleito e nem mesmo escolhido pelo congresso (quem tinha sido escolhido era o Tancredo), o distinto senhor deu um golpe político e antidemocrático e prorrogou seu mandato além do tempo para o qual havia sido eleito.
Seguiram-se os governos Collor e FHC, e ele sempre esteve como uma das lideranças no congresso, com poder a cada dia maior. E durante os oito anos do Lula, ele foi, certamente, a maior liderança no congresso. Liderança que não foi abalada com vários escândalos, indícios de desvios e corrupção. E mais do que líder do congresso, o Lula fez de tudo para que ele fosse o maior interlocutor do governo lá. Para um partido como o PT, que sempre criticou o fisiologismo, ter como maior liderança ele no congresso, é muito mais que vergonhoso: é triste! Nem o PSDB o apoiava tão explicitamente quando estava no governo, e em boca pequena se comenta que a descoberta do dinheiro no escritório da filha dele pela polícia federal foi uma artimanha do Serra para tirar dela as pretensões pela presidência (típica coisa que me faz admirar o Serra....). Mas com o Lula a filha dele virou governadora sem ser eleita (algo que só se explica na monarquia do Maranhão, onde ele é rei e dono das leis) e depois governadora eleita, com o PT apoiando!
Estamos em 2011 e já se passaram 50 anos desde o início da carreira política do Sarney. E vejam só quem foi eleito presidente do Senado, com o apoio incondicional do PT e da DiLLma... Eu que lutei tanto pela democracia, lá nos anos 80, me pergunto: será que valeu a pena? Nada mudou e a ARENA ainda se mantém no poder. E o pior coronel das últimas décadas ainda controla o país. Com a benção do PT. O partido que se dizia das massas e dos trabalhadores, na verdade é o partido dos coronéis...
Nenhum comentário:
Postar um comentário