sábado, 5 de janeiro de 2013

Homenagem à família Borges

Sou brasileiro com muito orgulho. Amo minha terra, nossa gente e nossa cultura. Adoro nossa comida, feijoada, churrasco, brigadeiro. Adoro nossa música. Enfim, trago no meu coração o meu Brasil.
Mas trago nas tradições da minha família Portugal. Sou quase 100% português, filho de pai português e de mãe 75% descendente de portugueses (só uma avó dela era espanhola). E foi morando três meses lá que entendi de onde vem muito do que sou e do que penso.
Meu grande contato com a cultura portuguesa veio com a família Borges. O sotaque lusitano forte dos avós e dos tios, as piadas típicas, a comida maravilhosa: mas já falei muito disso em outros posts que listo abaixo.
No último dia 1/janeiro o patriarca dessa família faria aniversário: não tenho a data exata, mas meus cálculos indicam que seriam 105 anos (acho que ele nasceu em 1908). Foi lá em Portugal que eu descobri o quanto ele era culto: foi quando amigos dele falaram para mim que nunca viram ninguém mais inteligente por aquelas terras é que me dei conta de quanto eu poderia ter aprendido com ele e não aproveitei aquela convivência... 
E para homenagear o avô e a família linda que dele descendeu, incluo abaixo um filme simples com fotos que tiramos na terrinha em nossa estada, com uma trilha sonora com uma "surpresa" ao final: nosso amado avô cantando nos anos 70. A qualidade é péssima, pois foram gravações em fita K7, que eu converti de forma totalmente amadora agora para digital. Mas que valem pela memória da família Borges.



Veja também:
Boas memórias de natal
Um simples português, Viva Portugal e Lembranças alimentares da terrinha
À minha mãe e 61 piscadas  e Mamãe, mamãe, mamãe
Minha eterna companheira de aventuras

Um comentário: