domingo, 8 de maio de 2011

À minha mãe

Não sou piegas, nem falso. Não vou aqui falar que todas as mães são maravilhosas, porque não são. Tem mãe que maltrata seus filhos, tem mãe até que joga seu nenê em caçamba de entulho...
Também não vou falar que as mães são perfeitas, porque não são. As mães são humanas, e se tem uma coisa que os humanos não são é perfeitos. As mães erram. Boa parte das vezes sem querer, mas erram.
As mães quase nunca são justas. Já diria o saudoso Gaiarsa (que nos deixou este ano): boa parte da injustiça humana está nas mães. Quase sempre as mães tendem a defender seus filhos, mesmo que isso não seja o justo a ser feito.  

Ao elogiarmos nossas mães, no fundo, no fundo, estamos sendo profundamente egocêntricos, porque estamos nos elogiando. Se dizemos que nossa mãe é perfeita, o que isso quer dizer é que achamos que somos perfeitos graças à ela. E embora seja um auto-elogio, as mães adoram ouvir isso, porque, como elas não são justas, elas também acham que seus filhos são maravilhosos, muito melhor que todos os outros. 
Bom, desculpe-me minha mãe, mas não vou cair nesse auto-elogio. Tenho muitos defeitos. E você também, como todos os seres humanos.
Mas posso dizer, sem sombra de dúvidas, que tudo o que sou devo a você. Você me construiu, assim, desse jeito. Você me deu metade dos meus genes, você me encubou dentro de si, você me cuidou quando bem pequeno, você ficou sempre ao meu lado quando eu quase morri com um ano de idade, você me ensinou a ser correto, íntegro (as vezes até demais), você me mostrou como era importante estudar e me "tomava o ponto" as 5h da manhã dos dias das provas, quando eu tinha meros 7 ou 8 anos, você me deu o gosto de ser questionador (esse blog certamente tem a sua cara), você me ensinou o valor da família e a importância de ser mãe (e PAI). Enfim, quem me fez isso aqui, com todas as qualidades e defeitos que eu tenho, foi você.
E, sabe, mãe, eu adoro ser o que sou. Eu "me amo" assim mesmo: teimoso, chato, guloso. E devo isso a você. A gratidão que tenho é infinita e sei que não faço 1% do que deveria fazer para agradecer por tudo o que você fez por mim. Você mereceria tanto mais, tanto mais carinho, tanta mais atenção... Mas os filhos também não são perfeitos, nem justos.
A única coisa que posso te garantir é que te adoro profundamente. Do fundo do meu coração. Muito obrigado por ter me feito assim. E parabéns pelo seu dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário