Gente, já foi aprovado um pebliscito para dividir o estado do Pará em três novos estados (vide aqui). Estão falando muito sobre o impacto para o Pará, mas o mais importante estão deixando de lado: o equilíbrio federativo.
Espertamente, os políticos falam em área. Mas "se esquecem" de comentar a questão populacional (vide os números aqui). O Pará tem hoje por volta de 6 milhões de habitantes. Ou seja, o estado inteiro tem por volta de metade da população da cidade de São Paulo. Mas o Pará já tem hoje 3 senadores, o mesmo número do estado de SP, que tem 5 vezes mais população. Se esse desmembramento for aprovado, o Pará terá um peso 3X maior que SP no Senado, embora tenha 20% da população. Está na hora das populações dos grandes estados despertarem para esse golpe!
Hoje, o Sudeste tem 43% da população do país e apenas 12 senadores, de um total de 81. A região norte, que tem só 8% da população, já tem 21 senadores. E se a tal mudança for aprovada, passará a ter 27. Ou seja, um cidadão do norte valerá por mais que 10 cidadãos do sudeste: um senador do sudeste, com o mesmo peso em votos no senado, representa mais que 10 vezes a população que um senador do norte irá representar.
E, ainda pior, um dos estados criados terá menos que 300mil habitantes: ou seja, teremos a população de uma cidade média (como Limeira ou Praia Grande, em SP) tendo o mesmo peso político que a população de todo o estado de SP. Isto é um crime! Está sendo criado um outro Amapá, estado minúsculo, mas com peso político no senado igual à SP. E que é usado como plataforma de coronéis para se eleger com facilidade (Sarney, por exemplo). O interesse dos políticos da região é claro: será muito fácil se eleger senador por lá e também bem mais fácil se eleger deputado. Será mais fácil ser eleito senador por Tapajós que ser vereador da cidade de SP.
Não podemos deixar que a maioria dos senadores, que é do Norte/Nordeste, dêem mais esse golpe na nossa democracia representativa, tirando o pouco poder que resta às regiões sul e sudeste, onde mora a maioria da população. Hora de todos despertarem para esse absurdo. Não dá para a maioria da população ser prejudicada enquanto coronéis do Nordeste usam artifícios para ter ainda mais poder. Se não fizermos nada, os próximos passos já estão sendo feitos: já se encontra em análise o desmembramento dos estados do Maranhão e Piauí: e aí o Sarney dobrará seu poder, hoje já quase absoluto, no congresso.
Não deixem isso acontecer. Hora de divulgar esse absurdo. De pressionar os políticos do sul e sudeste para não aceitar isso. Hora de mobilização. Não é aceitável transformarem as populações do sul e sudeste em cidadãos de segunda linha no Brasil, com representação tão desproporcional!
Nenhum comentário:
Postar um comentário