sábado, 2 de julho de 2011

Hora de apoiar os japinhas...

Eu já fiz um post aqui explicando minha grande ligação com o Japão (aqui). Mas neste post aqui quero repassar um sentimento de grande preocupação.
A mídia deu muita cobertura aos momentos pós-terremoto e tsunami no Japão. Mostrou em detalhes toda a destruição. E depois cobriu a crise nuclear. Mas a notícia deixou de ser nova e, como sempre, perdeu o espaço...
Mas a crise no Japão é sem precedentes. Não é apenas a região norte que foi destruída, o país está sem poder de reação. E as previsões são aterradoras: mais uma década sem crescimento se inicia, a terceira... Conversando com pessoas que tem notícias de lá, soube que estão racionando água, até água mineral, combustível e muitas outras coisas, em quase todo o país.
O que é mais crítico é energia elétrica. 35 dos 54 reatores nucleares do Japão estão desligados (vide aqui). As indústrias não podem trabalhar por falta de energia. E isso impacta profundamente os brasileiros lá: como eles não tem direitos trabalhistas, a imensa maioria lá ganha por hora. E com as empresas sem energia, trabalhando só meio período, os brasileiros estão ganhando metade ou menos do que ganhavam antes. Em um país com custo de vida alto, isto significa um GRANDE aperto, talvez até fome.
A cultura nipônica não é muito aberta a falhar ou desistir. E valoriza muito o orgulho. Provavelmente, muitos brasileiros por lá não querem dizer que estão com dificuldades e estão tentando dar um jeito. Mas quem está aqui, não pode ficar de braços cruzados sabendo que seus entes queridos podem estar passando dificuldades do outro lado do mundo. Se você tem alguém por lá, entre em contato, tente mostrar para eles que a crise lá é muito grave e deve ser longa. E que o Brasil está hoje com economia aquecida e cheia de oportunidades. Agora é o melhor momento para voltar e refazer a vida na nossa terrinha... Porque eles podem ter olhos puxados, podem ter muito da cultura oriental, podem até gostar de lá, mas nunca deixarão de ser brasileiros. E será muito bom para o Brasil ter esse povo responsável, inteligente e trabalhador de volta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário