sexta-feira, 12 de agosto de 2011

É duro ser pai: uma homenagem a nós

Vivemos em uma sociedade tão matriarcal, tão focada no mito da mãe perfeita, que nós pais temos que nos conformar com um segundo plano nem sempre justo. Nós, pais, somos normalmente vistos como o Baby, da família dinossauro: "não é a mamãe" (vide aqui). Eu gostava tanto daquela família, que cheguei a ter um chaveiro do Baby! Mas na época não era pai...
Fiquei revoltado quando cheguei na escolinha das minhas filhas e a "homenagem aos pais" era:
"Há mães que são pais,
Há vós que são pais,
Há vôs que são pais"
Que droga, até no dia dos pais o pessoal só lembra da mãe? De certo, quem fez essa homenagem foi uma professorA. Não me lembro de no dia das mães alguém colocar lá:
"Há pais que são mães"
Foi só aquela coisa de sempre, dizendo que as mães são inesquecíveis, perfeitas, semi-deusas com asas de anjos. Não é para ter raiva? As mães, como os pais, são seres humanos. Há pais ridículos, há pais que abandonam os filhos, mas também há mães que jogam filhos em rios ou em caçambas de entulho. Ou que fingem não "ver" que as filhas estão sendo estupradas por padastros, pois são sustentadas por eles. A maioria das mães, e dos PAIS também, são maravilhosos, mas a sociedade trata os dois de forma muito distinta, muito desbalanceada!
Lógico que nunca seremos mães e que a ligação dos filhos com as mães é natural e única: foram criados dentro da barriga delas, foram nutridos pelo corpo delas quando nasceram. Nem poderia ser diferente que os filhos, como o Baby, vejam a mamãe e os outros, nesses outros incluídos os pais. Mas até por não termos tido essa ligação tão forte e instintiva, bons pais são ainda mais heróis, pois precisamos conquistar os filhos, coisa que as mães ganham de graça! Como diria uma das melhores propagandas da minha infância "não basta ser pai, tem que participar" (eu via quando criança e é muito bom rever, agora do outro lado aqui)
Amo meus filhos e farei o possível para ser o melhor pai possível para eles. Para o mais novo, sei que ainda "Não sou a mamãe", mas espero ser mais que isso em breve. Mas estou cansado dessa sociedade onde as mães são sempre incríveis e no dia dos pais a homenagem é dizer que "há mãe que é pai!". Que a justiça seja feita e que os pais sejam mais respeitados.
Deixo, por fim, uma homenagem a todos os pais, aos meus queridos avós que hoje não estão mais conosco e a MEU PAI, que não é a mamãe :-) , mas também foi sempre muito importante para mim.  Neste link, para mim a música mais linda em homenagem a um pai já feita, em um clipe da época que o Fantástico era reamente Fantástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário