Na última semana ive uma experiência muito legal. Cansativa, pela correria, mas muito legal.
Fui participar de um evento em Alfenas, sul de Minas Gerais. E é sempre bom conhecer lugares novos e pessoas novas. Também é bom ver iniciativas que se preocupam com a melhoria da gestão pública (vide aqui mais informações sobre o evento).
Eu adoro Minas Gerais. Passei bons momentos da minha infância e adolescência em Poços de Caldas, para onde ia em todas minhas férias com a família. Minha carreira como professor começou em Passos, uma cidade muito agradável no sul de Minas, também. Lá fiz bons amigos e aprendi muito. Além disso, adoro a comida mineira, tutu, torresminho, couve, pão de queijo, queijo branco e doce de leite: tem algo melhor que isso? Por fim, me identifico bastante com o povo mineiro, reservado, amante da família e das suas coisas, mas sempre muito carinhoso comigo. Sou tão mineiro que outro dia um aluno se surpreendeu quando disse que sou santista, pois ele "tinha certeza" que eu era mineiro :-D
A viagem de ida foi assustadora, pois viajei de noite e quem me conhece sabe o quanto é complicado me manter acordado após 21hs. Foram várias garrafas de água, muito café, e três sacos de biscoito, e mesmo assim não foi fácil. Até porque cheguei depois da 1h da manhã e não conhecia o caminho. Mas, enfim, cheguei e consegui dormir 3h antes de sair para o evento.
No dia seguinte consegui voltar ainda de dia, o que foi importante, dado o sono que estava devido à noite anterior. E fiz um caminho diferente, "enfrentando" a serra de frente, passando por Serrania, Poços de Caldas e Águas da Prata. Que caminho deslubrante, montanhas, pedras gigantes, paisagens paradisíacas, pequenas cidades ao caminho, a vista de cima da serra para o vale, já próximo de Poços de Caldas...E olha que não consegui visitar a represa de Furnas, que banha Alfenas, e certamente é uma paisagem fantástica (como é próximo de Passos, que já conheci). E também não tive tempo de curtir as belas e românticas cidades turísticas de Poços e Águas, cidades que já conheço e adoro.
Como é bom ser brasileiro e ter terras tão lindas para explorar. Aqui temos de tudo, desde os jardins da praia de Santos, os maiores e mais belos do mundo, até um interior com surpresas a cada caminho. Um brasileiro de verdade precisa reservar tempo da sua vida para pegar um carro e ir sem rumo por aí, para conhecer um pouco mais desses muitos brasis de nosso país, único e maravilhoso! E um dos caminhos que sugiro é esse, saindo de Sampa, passando por cima das serras e chegando ao lago de Furnas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário