sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Um homem extraordinário!

Mário Lago
Sempre admirei muito os homens da geração dos meus avós. A começar pelos próprios: meu avó por parte de mãe, o Renato, embora sem formação, era de uma cultura ímpar: além de ter vivenciado momentos importantes, como a segunda guerra e a revolução constitucionalista, lia bastante e não tinha medo de se mostrar revolucionário em suas palavras e convicções, em especial enfrentando o religiosismo carola. Meu avô por parte de pai, o José "Albardeiro", foi, na palavra de seus amigos de Portugal, a pessoa mais culta que já morou naquela cidade em todos os tempos. Ele viajou para o Brasil de navio, mas fez questão de trazer consigo um baú cheio de livros.
E tem muitos outros homens do início do século XX que admiro. Mas, certamente, o cara que eu mais admirei ao longo da vida foi o Mário Lago. Ele que faria 100 anos este ano se estivesse vivo. Quem tem menos de 20, talvez nem lembre dele. Mas foi um artista eclético como poucos. Fez de tudo na vida. E o fez muito bem. Foi ator, inclusive de várias novelas da Globo. Escreveu. Fez músicas que entraram para nosso cancioneiro popular, como a inesquecível Amélia (a que não tinha vaidade, a mulher de verdade) e a marchinha Aurora (se você fosse sincera...), que meu avô adorava cantar.
Mas não foi apenas pelo que ele fez que eu o admirava. É pelo o que ele era. Ele já tinha mais de 90 anos e ainda estava na ativa, cantando em shows e contando causos, causos que só alguém com uma vida como  a dele e com a cultura dele têm. E tinha uma capacidade de raciocínio rápido, uma argumentação tão clara, um cérebro tão desenvolvido, que parecia um jovem de 20 anos. E, principalmente, tinha convicções, nunca deixou de lutar pelo que acreditava, mesmo em idade avançada nunca deixou de ter opiniões e de expressá-las com energia! Certamente, um exemplo de vida. Não tenho dúvidas que meu sonho é chegar na idade dele com a mesma capacidade de raciocínio, com a mesma energia e a mesma vontade do Mário Lago. Sei que não terei a cultura dele e sei que não terei vivido 10% das experiências dele. Tenho minha humildade, jamais me compararei a um dos homens mais cultos que esse país já teve. Mas sempre vou admirar este homem, que nos deixou há poucos anos, e que deixou muitas saudades. Mário Lago sempre será um exemplo para mim!

PS. No post Na rolança do tempo - um livro para se deleitar falo sobre um livro imperdível do Mário Lago
PS2. Mário Lago também foi homenageado por uma escola de samba carioca: veja o samba-enredo aqui

Veja também:
- Divulgue e apoie o projeto Mário Lago 100 anos- Na rolança do tempo (de Mário Lago) - um livro para se deleitar
Samba-enredo em homenagem ao Mário Lago 
- O melhor presidente
- Um grande líder
- Um exemplo de brasileiro
- Um exemplo de pessoa
- Eu sou + eu
- A beleza da mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário