quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Queen com Ziper na Boca?

Tem muitos grupos que fazem sucesso. Alguns porque são bons, outros por marketing, outros porque são "bonitinhos". Mas um grupo eu coloco em um patamar totalmente diferenciado: o Queen.

Como sou de origem popular, sempre odiei tudo que fosse mais clássico. Mas lembro como se fosse ontem quando uma ex-namorada me mostrou que não poderia mais ser tão preconceituoso com os clássicos, pois eu adorava Queen e eles bebiam muito na fonte das óperas e dos clássicos. Tive que assumir que era um preconceito e a partir dali entendi que é possível mesclar os estilos e fazer coisas fantásticas. Tudo isso graças ao Queen!

O Queen foi muito mais do que um grupo, é um mito. O seu líder, o Freddie Mercury, foi alguém muito difícil de se imitar: carismático, criativo (foi autor de várias das músicas) e com uma voz excepcional, que ia de um limite a outro de tom, com a afinação de um excelente cantor lírico.
Como um único grupo pode ter nos trazido tanta coisa tão boa em menos que 20 anos? Como eles conseguiam unir de forma tecnicamente impecável um ritmo pop, um instrumental de rock e levadas e vocal quase lírico? Não consigo imaginar nenhum outro grupo que tenha sido tão original e feito tanta coisa fenomenal. Ao final do post fiz uma pequena lista de alguns das dezenas de clássicos que essa banda única e inesquecível nos trouxe.
No último domingo tive o prazer imenso de assistir ao "nosso" coral da Unicamp, o Ziper na Boca, fazendo um show inesquecível, gratuito, ali na Casa do Lago, dentro da universidade. Com arte, humor, mas, principalmente, com as músicas fantásticas do Queen. Foi interessante ver também que para conseguir imitar um Freddie, só mesmo dezenas de pessoas em um coral: o cara cantando era absolutamente insuperável! Selecionei dois momentos gravados e disponibilizados no You Tube para os amantes de boa música e todos aqueles que estudaram por aqui e se lembram saudosos do Ziper:- Medley de abertura
- Queen Rapsody
Queen é eterno! Sou feliz por ter acompanhado a carreira desses caras ao longo da minha infância e adolescência! E vou escutá-los sempre, pois "I want to live forever"! Viva Freddie Mercury e sua trupe insuperável!

Uma pequena lista de coisas inesquecíveis do Queen
- uma das primeiras música da qual me recordo na vida, o tema do filme Flash Gordon
- a mais diferente e criativa de todas, "Bohemian Rapsody", um pop, com instrumental rock e momentos líricos, quase clássicos;

- a força de "We are the champions", hino de qualquer um que queira ir mais longe ou motivar pessoas. Não dá para não gritar com o Freddie Mercury o refrão dessa música!
- a linda e profunda "Who wants to live forever", que também não tem como não cantar junto! Tema de um filme inesquecível (Highlander). Refrão para o qual eu sempre respondi "EU" :-)
- uma terceira música forte, muito acima de tudo que se ouviu e ouvirá, "The show must go on"

- Love of my life talvez a mais linda música romântica de todos os tempos, que tem a concorrência da mais agitada I was born to love you.

- o doce e hilário clipe de I want to break free, pop dos bons, com o Freddie de bigode fazendo papel de dona de casa. Ele era um gay que não tinha problemas em se assumir e o fazia de forma clara e divertida. Certamente, foi muito importante para a diminuição do preconceito, assumindo-se desde o nome do grupo (rainha ;-)  );
- outro pop de primeira, "Its a kind of magic" com seu clipe revolucionário para a época
- Outro pop fantástico, mega-sucesso na minha juventude: Radio Gaga E ainda outras músicas de "outro nível", como "Under Pressure" etc., etc., etc.

3 comentários:

  1. Olá Marcos!

    De fato o Queen é uma banda para ficar eternizada. Bom texto! Parabéns!

    É uma pena que a geração de bandas e artistas 70-90 está indo aos pouco embora.

    Não vejo, no pós 90, a mesma geração de roqueiros, bandas ou compositores criando algo similar aos das décadas anteriores.

    O efeito visível é um Rock in Rio com axé, pop e outras. Sem relação com o evento de 85 e 91.

    As música agora são as do bate-bunda, popozudas etc.

    O prevalente é a arte das massas que mostram a música da rua.

    Nos próximos 20 anos veremos toda a geração Rock de 70-90 morrer e desaparecer...

    Pena. Espero que as novas gerações gostem do que está aí pois esse será o legado delas para a próxima.

    Para quem gosta de Queen, recomendo:
    http://www.youtube.com/watch?v=zofKG0mFjzk

    Abs.
    Rodrigo Corbera

    ResponderExcluir
  2. Fala Marcos.
    Bacana o texto e eu tambem sou um apaixonado pelo Queen e por varias outras bandas de nossa geracao.
    Acho que infelizmente, ou felizmente sao como as coisas funcionam e acho que como Rodrigo mencionou, tudo vai mudando. Nossa geracao, ou pelo menos a maioria de nossa geracao nao deve curtir Frank Sinatra por exemplo.
    Bem bacana o blog e os textos. Continua ai sem ter medo de polemica. Um abracao, Renato

    ResponderExcluir
  3. Eu também gastava bastante deles. Segue uma homenagem interessante ao Queen.

    http://culturepopped.blogspot.com/2011/10/is-this-real-life-is-this-just-fantasy.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+blogspot%2Fpopped+%28Popped+Culture%29

    ResponderExcluir