segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Bom filme: Senna

Posso falar desse filme de forma isenta, porque jamais fui um fã do Airton. Como um Pirquetzista que sou, Airton foi sempre o outro. Mas uma coisa é torcer, outra é ser justo. E não tem como negar algumas coisas:
- Airton foi provavelmente o maior ídolo do esporte brasileiro após o Pelé;
- Airton era um piloto, tinha um braço no volante, como muito poucos. Certamente mais que Piquet e Prost, que eu considerava mais equilibrados e até mais inteligentes. Mas jamais melhores pilotos. Considero que talvez Schumi rivalizaria com ele em técnica, mas só ele entre todos os que conheci na F1 nos últimos trinta e poucos anos;
- Airton valorizou o nosso país como quase ninguém mais;
- Airton tinha um valor que acho que está meio perdido hoje em dia, nessa era de Lulas, onde o mérito e o esforço andam perdendo espaço para a esperteza e o oportunismo. Airton sabia que a perfeição deve ser sempre a meta do ser humano. E Airton sabia que para chegar à perfeição, só com muito esforço e dedicação (veja esta frase dele).
O premiado documentário Senna mostra o que pontuo acima muito bem. Mostra, com delicadeza,o que era o ser humano Senna. Um cara perfeccionista, batalhador e que se irritava com a politicagem. E um cara que foi um exemplo para toda uma geração.
Se para mim o Senna era exageradamente politicamente correto e marketeiro, algo que me irritava, o filme mostra outros lados do Senna totalmente elogiáveis. Senna certamente foi um brasileiro para entrar na história. E o filme mostra o que foi o mito Senna, que quem tem menos que 20 anos não consegue nem imaginar. Um mito que supera até os feitos dele: poucos se lembram, por exemplo, que o Piquet tem tantos títulos quanto o Senna.
O filme Senna (em DVD) é um filme histórico, imperdível. Para ver e rever. De alguém que morreu muito antes do que devia, em um acidente inexplicável, como nossa vida muitas vezes é. E alguém que vai sempre deixar saudades.

Veja também
- Você pode chegar lá
- O dicurso do rei

- A rede social
- TV Viva e Roque Santeiro
- Rio
- Up

Nenhum comentário:

Postar um comentário