quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Petro-sutiãs

A última campanha foi rica em discussões retóricas, sem nenhum embasamento na realidade. E uma das que mais me surpreendeu, foi a "denúncia" feita contra o PSDB, que queria privatizar a petrobrás porque se sugeriu mudar o nome da empresa para Petrobrax.
Se fosse para privatizar a Petrobras, não seria necessário mudar seu nome: não seria o nome que faria ela mais ou menos valiosa. O objetivo de mudar o nome era torná-la uma marca mais internacionalizada. E não tem nada de anti-patriótico tirar o brás e colocar um brax no lugar, como as Lojas Americanas não deixam de ser brasileiras apesar do nome. O motivo é muito mais simples, curioso e até engraçado: bra em inglês é sutiã. Petrobrás, desta forma, soa para os povos de língua inglesa como Petro-sutiãs. E não acho que um brasileiro entraria em um posto do grupo Petro-Sutiã. Da mesma forma, um falante da língua inglesa, ficaria no mínimo desconfiado em ir a um posto Petrobrás.
Uma empresa que quer se tornar multinacional precisa entrar nos maiores mercados do mundo, e entre esses mercados estão EUA e Inglaterra. Seria estratégico para a nossa Petrobrás mudar seu nome, então, para conseguir invadir o mercado dos gringos e trazer mais lucros para nosso país. E trazer, inclusive, mais investimento na própria Petrobrás, o que também é bom para o país.
Mas algo tão simples, singelo até, virou um falso cavalo de batalha para o PT. Trocar um S por um X virou uma questão de segurança nacional. E assim, a nossa empresa perde pontos importantes para conquistar o mundo e tornar-se um patrimônio brasileiro de importância global. É o PT atrapalhando o crescimento da Petrobrás que, na mídia, jura defender...

Nenhum comentário:

Postar um comentário