terça-feira, 9 de novembro de 2010

Quem não tem competência, se estabelece no governo PT

Eu tenho um grande amigo, uma grande cabeça em todos os sentidos :-D  Com ele aprendi muito, e sempre tivemos grandes conversas, muito inteligentes e profundas sobre tudo da vida. Em especial, sobre política. Seu nome é fácil, é de um grande corredor brasileiro: vou chamá-lo aqui de PiqueT. A foto dele está abaixo.
Eu sempre questionei a competência técnica dos políticos ligados ao PT. E o PiqueT sempre me respondeu, que não vale nada competência técnica sem vontade política. Eu sempre achei o contrário: não adianta boa vontade, se não há competência técnica. E a cada dia percebo mais que eu não estava errado.
A idéia de transformar o ENEM em um vestibular único nacional foi uma boa idéia. Já disse, inclusive no exterior, que essa é uma das poucas boas idéias que vi nascer no governo Lula. Mas não há boas idéias que vinguem sem boa competência.
O ministro Haddad tem boa formação, é só olhar seu curriculo. Fernando Haddad é bacharel em direito, mestre em economia (estudando o sistema soviético) e doutor em filosofia (estudando Marx) (wikipedia). O curriculo já diz por si, ele é um bom estudioso do marxismo, mas não sabe nada de gestão.  O que ele foi fazer no ministério da Educação? Depois do escândalo de vazamento de provas no ano passado, se o Lula tivesse um mínimo de decência e compromisso com o país o tinha demitido. Mas o manteve. Um profissional sério, depois de um grande erro, faz tudo com o máximo de atenção para não repetir o erro e apagar a má impressão. Mas os problemas no ENEM neste ano se repetiram e podem prejudicar milhões de jovens. Por que o Lula não demite de vez esse incompetente? Porque o Lula, como o Haddad, não é uma pessoa com formação em gestão, não sabe o que significa alguém ser "accountable" e prefere jogar o jogo, não aceito em empresas sérias, de empurrar a culpa para os outros.
É, PiqueT, me desculpe mas eu tinha razão: competência é fundamental. Como diria minha avó, de "boas intenções, o inferno tá cheio". E o PT também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário