quarta-feira, 27 de junho de 2012

Corinthianos: desculpas para todos e decepção com alguns

Quando publiquei o post Por que agora torço para o Boca? sabia que iria gerar muita discussão. Mas jamais imaginei que iria gerar o tipo de reação que gerou. Porque o post é provocativo, como tem que ser uma discussão futebolística, é irônico, sarcástico, sem dúvida. Mas no post assumo, com humildade, que o meu time mereceu perder e que o time do Corinthians mereceu ganhar: o que nunca é algo muito simples para um torcedor...
No post, além de ironias veladas, só fui duro com uma pessoa que colocou, em um post sobre política, um comentário "Chupa Borges". Isso é falta de educação, desrespeito, ainda mais quando se sabe que as únicas pessoas que me chamam de Borges são meus alunos. Ou seja, não foi algo de um idiota desconhecido, foi de alguém que me conhece e que achou "engraçado" ser grosso comigo. Continuo achando justificável eu ter sido duro com essa resposta.
Quem me conhece sabe que sou absolutamente da paz. E tento ser justo: já falei mal da torcida do Santos neste blog também! E que jamais usei time como critério para nada. O padrinho do meu filho é corinthiano, só para dar um exemplo. Já tive funcionários corinthianos, já tive bolsistas corinthianos, mas nenhum, jamais, veio se queixar que eu estava sendo injusto por causa do time. Futebol não é assim tão importante e já falei bastante sobre isso neste post: Futebol não vale tudo isso
Mas quero aqui, sinceramente, pedir desculpas para aqueles corinthianos que se sentiram desrespeitados com meu post. Não era a intenção. Vejo futebol como brincadeira e não como motivo, jamais, para desrespeito. Aos bons corinthianos com os quais convivo no dia a dia, perdão.
Mas, por outro lado, gostaria de deixar claro aqui coisas que acho não aceitáveis, que tive que ler nos comentários e uma resposta para os "autores":
- "quem sabe faz, quem não sabe dá aulas. Professorzinho de m...": posso ter muitos defeitos, mas em todas disciplinas que apresento faço pesquisa de satisfação e sempre tive notas no mínimo boas, SEMPRE! Não sou eu que falo, são todos os meus alunos. Além disso, caro aluno, antes de ser professor eu trabalhei com tudo o que eu ensino hoje e, sabe, tinha uma boa carreira. Decidi ser professor por opção, não por necessidade. Essa visão preconceituosa e desrespeitosa com quem prepara o futuro do país mostra que não é só o governo que não valoriza a educação no Brasil. E, falando na sua educação, bom isso não é comigo que você deveria ter aprendido...
- porque questionar minha crítica ao corinthians em um post sobre racismo? O maior ídolo de todos os tempos do Santos é o Pelé! Nosso maior ídolo atual é o Neymar. Racismo por ser contra o corinthians? Me poupe!
- "preconceito por sermos o time do povo": reli duas vezes meu texto e não tem absolutamente nada criticando o corinthians por ser do povo. Realmente é difícil falar para um grupo que nem lê e já reage com chavões!
- "você não passa de um pseudo-intelectual": olha, eu ser intelectual é algo que nunca passou pela minha cabeça... Só de ter passado pela sua, já é um orgulho para mim...
- "você é um hipócrita": puxa, porque mesmo eu mereço esse adjetivo? Aliás, você sabe o que significa isso? Onde no meu texto eu sou hipócrita?
- "chupa é uma gíria comum. E já que chupa é coisa de homossexual, então tomaaa": desculpe-me, leitor, mas relação com homem, chupando ou colocando, é homossexualismo do mesmo jeito... Não mudou nada!
- eliminado (uns 10 comentários): é, eu sabia. E por isso fiz um post comentando que meu time mereceu perder. Vocês realmente leram meu texto? É lógico que eu estava triste com o fato e aceito a brincadeira "eliminado". Mas o post é bem mais profundo que uma mera lamentação.
- porque não publiquei todos os comentários: publiquei poucos, porque não acho que o tom foi aceitável. Não publiquei comentários que fossem mal educados com corinthianos nem com outros torcedores. Isto aqui não é um serviço de utilidade pública, é um blog pessoal, com uma linha que tento manter. Mas publiquei comentários de torcedores a favor e contra corinthianos.
Bom, vamos em frente. A vida continua e os títulos virão ou não para todos os times. O importante é nunca perder de vista que futebol é apenas e tão somente diversão. Provocar, vá lá, mas os comentários que eu recebi foram muito além disso: foram grossos, desrespeitosos. Me deixaram triste porque ouvi coisas que acho que não merecia ouvir, só porque fiz algumas brincadeiras, sem ofender ninguém! Isso não acho que faz parte da graça do futebol. Acho que está na hora de todos pensarem se realmente é "divertido" ficar gritando "chupa" para quem perde. Não acho esse o caminho certo. Daí para formar gangues e sair se matando por aí é um passo. E futebol não vale mesmo tudo isso!


Veja também:
Por que agora torço para o Boca?
O futebol é uma caixinha de surpresas
Crime organizado com o apoio do governo e dos times de futebol
A maior injustiça da história do futebol
Valeu, Santos!
Pêsames e parabéns aos Corinthianos
Futebol não vale tudo isso
Por que estou tão feliz
Momento de GRANDE felicidade
A copa que envergonha o Brasil
E a olimpíada? Mais absurdos..

Um comentário:

  1. Desculpas aceitas =D Todos amiguinhos e nao ligando pra essas discussoes inuteis !!

    Alias, pode cumprir o que prometeu:
    vide aqui :

    Pergunta
    "Mas fica uma pergunta, se o Corinthians chegar na final da Libertadores de 2012 contra o Boca, o Senhor torcerá para qual time ? "

    Resposta
    "Bem, mas contra argentinos não daria, né"


    fonte : http://semmedodepolemica.blogspot.com.br/2011/12/pesames-e-parabens-aos-corinthianos.html

    ResponderExcluir