Hoje é dia 12 de junho: dia dos namorados. Que belo dia!
Ainda outro dia ouvi, estupefato, uma jovem dizer que não se permite apaixonar: que quando começa a ficar muitas vezes com um mesmo menino, dá um tempo, "pega" outros, para que a coisa continue sempre morna. Quanta covardia! Falar isso é o mesmo que dizer que como a vida não é fácil, o melhor mesmo é nem nascer. Mas já falei sobre isso neste post.
Tudo na vida tem dois lados, e faz parte do bom senso humano entender que certamente teremos momentos difíceis, mas que os momentos felizes farão tudo valer a pena.
Deixa eu esclarecer um ponto aqui: estou falando de amor. E amor, lógico, tem a ver com sexo. Mas amor não é sexo, é muito mais e muito melhor que isso. Ficar com alguém em uma festa e na noite seguinte é desejo, não é amor! É pena perceber que os jovens estão a cada dia mais perdendo a noção da - grande - diferença entre os dois (vide este post).
Fui pensar em uma música que significa amor para mim e não tinha como ser outra: a música mais linda que eu aprendi com meu avô, uma música doce, simples, singela. E fui buscar a versão mais marcante que eu tive dela, quando crianças, como eu era na época, a cantavam em uma propoganda: a lembrança de Carinhoso e da Chambourcy está abaixo.
Fui perdidamente apaixonado pela minha primeira namorada, quando tinha 17 anos. Na época não tinha e-mail: e eu mandava duas cartas (aquela com selos, sabe?) por semana, cheias de poesias para ela. Mas, embora romântico, eu era uma besta quadrada e ela não aguentou aquele menino imaturo: doeu muito perceber que a cada dia ela se afastava mais de mim, até o dia em que ela desistiu. Mas o que eu me lembro até hoje é de como eu era inocentemente romântico e como fui feliz escrevendo aquelas cartas.
Minha segunda namorada também foi algo marcante. Era uma grande paixão, era uma menina linda e muito sensível e me ajudou muito em um momento de grande drama pessoal. Quando desmanchei, chorei por exatas 24hs, sem nem mesmo dormir. Mas o que me lembro hoje são os momentos de paixão que curtirmos juntos. E valeu demais! Se eu estivesse novamente lá, há 19 anos atrás, começaria tudo de novo!
Isso também vale com minha terceira namorada: em homenagem a ela enchi sua rua de placas de declaração de amor. Foi lindo, foi idiota, foi inesquecível.
E com minha quarta namorada, bom, aí eu precisaria de uns 50 posts para falar tudo: começarmos em 92 e cá estamos em 2012 juntos, agora com nossas "pequenas obras" nos acompanhando diariamente. Passamos grandes momentos, fizemos loucuras, nos afastamos meses por questões profissionais, mas nos falando diariamente (viva o skype!), tivemos vários entreveros e momentos inesquecíveis: e, lógico, valeu e vale muito a pena. Juntos descobrimos qual o lugar tem o melhor spagueti a carbonara, onde tem o mais saboroso chocolato, onde fica a uva mais doce e o queijo mais cremoso, como conservar queijos sem ter geladeiras, como eu odeio o frio e como ainda somos crianças. Juntos fizemos tours pela Rio-Santos e por tantos outros caminhos ao redor do Brasil e nos apaixonamos por Gramado. Construímos muito juntos e hoje posso afirmar, categoricamente, que não somos mais eu e ela: ela tem uns 25% do meu pragmatismo e eu uns 25% de seu jeito mais ponderado, pensativo.
Amar é entender isso: nenhum amor será simples, nenhum amor será fácil e muitos amores se acabarão. Mas amar sempre vale a pena. É para isso que viemos ao mundo, para amar e ser amados. E se levarmos um pé-no-traseiro, não seremos os únicos, e será delicioso lembrar que realmente achávamos que aquela menina nos amava incondicionalmente e perceber o quanto fomos idiotas. É delicioso perceber que somos e sempre seremos idiotas. E é mais delicioso ainda perceber que podemos ser muito felizes sendo bobos, inocentes e amando, contundentemente. Se acabar, ok, foi bom enquanto durou.
Feliz dia dos namorados para minha namorada de 20 anos e para todos os homens e mulheres que não tem medo de viver! Amem, amem muito, amem sempre! E se der errado, era o amor errado: continuem procurando! Só essa procura valerá sempre muito a pena!
Veja também
Ame e dê vexame
O amor não pode ser complicado
Não fuja da dor
Amor e sexo
Nenhum comentário:
Postar um comentário