Se tem algo que faz sorrir qualquer ser humano normal é uma criança. As crianças são belas, são puras, são engraçadas. Não podemos perder um dos instintos mais básicos do ser humano: o de ter carinho pelas crianças. No fundo, é também um carinho por nós mesmos, pois ao vermos uma criança, lembramos que também já fomos assim...
Sempre analiso pessoas quando elas se põe em frente a uma criança. Se a pessoa é bem resolvida, ao ver uma criança, ela dá um sorriso, faz um carinho, enfim, fica feliz. E isso não tem nada a ver com conhecer a criança ou estar saudável e feliz. Já vi pessoas muito doentes que, ao ver uma criança, se esqueciam da doença e davam aquele sorriso leve... Já vi pessoas paupérrimas que não resistiam a uma fala engraçada de uma criança, e se derretiam. Já vi velhos, novos, pobres, ricos, doentes, saudáveis, empregados e desempregados agindo assim. Porque toda criança merece todo carinho do mundo. E todos deveriam ter isso no seu coração.
Quando uma pessoa vê uma criança e não dá um sorriso, é preocupante. Será que essa pessoa já perdeu o amor a vida? Já perdeu a esperança? Se ela não ama uma criança, dificilmente amará qualquer outra coisa. Deve ser uma pessoa amarga, amargurada, sem dúvida, triste. Se você que me lê não sorri ao ver uma criança, está na hora de se auto-analisar e dar uma guinada na vida. Pois a vida é uma só, ela merece ser vivida em plenitude, é uma dádiva, um milagre, que deve ser aproveitado ao máximo. E ninguém amargo a ponto de não sorrir com uma criança é alguém realmente feliz. E se temos um pagamento que temos que dar pela nossa vida, para mim é ser feliz. É conseguir agradecer, dia após dia, o presente máximo: estarmos vivos.
Hoje pensei nisso porque vi uma professora substituta recebendo seus alunos sem um único, que fosse pequeno ou cínico, sorriso. Uma professora que não tinha coragem de tirar o traseiro da cadeira, onde estava enterrada, com os braços cruzados, para receber uma criança de 4 anos. Na minha opinião, aquilo não é professora, é um monstro. A primeira e mais básica obrigação de alguém que trabalha com educação é receber seus alunos com respeito e carinho. Se ela não gosta de crianças, mude de emprego! O Brasil está crescendo muito, tem muitas vagas, mesmo para pessoas amargas e com má-vontade. Mas ser professora, ainda mais de criança pequena, é algo muito nobre, é algo importante, é o futuro do ser humano: ninguém tem o direito de tratar assim crianças, ainda mais ganhando por isso! Ainda bem que a maioria das professoras são carinhosas... Mas professoras como esta que relatei não mereciam o privilégio de trabalhar com crianças.
Este post faz parte da série Bobeiras Educativas. Conheça os outros posts relacionados:
- Trote: vide aqui
- Bullying: primeiro post aqui, com novo comentário aqui
- Aprovação automática: vide aqui
- Novos conteúdos: vide aqui
- Flexibilidade: vide aqui
- Português correto
Nenhum comentário:
Postar um comentário