Pois é, amanhã é dia 12, dia dos namorados. Mas como estarei literalmente voando, estou adiantando aqui um post em homenagem a essa data. O próximo post também é sobre o dia 12, pois esse dia não é só dia dos namorados. Mas vamos com um tema de cada vez, para não confundir tudo...
Peguei emprestado o título do famoso livro do Roberto Freire, porque é uma frase que diz tudo:
Ame e dê vexame.
A vida, meus caros, só vale a pena com amor. É o amor que faz com que nossa vida seja mais que uma sequencia insossa de dias.
Não tenha medo de amar, de se apaixonar, com toda a sua vontade e sua estupidez. Sim, porque apaixonados são, sempre, estúpidos. Mas, mais estúpido ainda, é quem tem medo de se apaixonar. Porque, afinal, só existimos para amar.
Ame muito, ame insensatamente. Não ame "porque": a gente não ama alguém porque ela é linda, ou sexy, ou inteligente, ou (pior ainda) rica. O amor de verdade é "apesar": a amo porque a amo, e ela pode ter todos os defeitos do mundo, ainda vou amá-la. Porque o amor não tem motivos, nem explicação. Simplesmente é.
Ao final de um amor, porque muitos amores, infelizmente, acabam, você vai ficar triste. Muito triste. Talvez chorar. Talvez se deprimir. É, o amor faz isso conosco. Mas algum tempo depois, você vai olhar com muito prazer para aquele belo momento louco, onde você fazia tudo e mais um pouco, só para ver seu amor feliz. São memórias de paixões avassaladoras que nos dão, no futuro, a certeza que nossa vida valeu a pena.
Não se preocupe em ser ridículo, em ficar fazendo nhemnhemnhem para sua amada, em dar flores, em fazer poemas bobos: tudo isso vale a pena e mais um pouco. Uma vida é a coleção de momentos felizes, e essas lembranças vão ficar para sempre com você. Muitas vezes é delicioso ser brega...
Não tenha medo, vá lá. Se o cara é um cafajeste, não espere que ele não lhe traia: não será diferente com você. Mas mesmo assim, no pequeno momento em que você estiver com ele, valerá a pena. Se ela é casada, velha, feia ou pobre, isso pouco importa. Se você se interessou por ele ou ela, tanto faz. O que importa é o amor. Ame e dê vexame, meu caro!
E não se esqueça que a paixão que você nunca pode perder é a paixão pela SUA VIDA. Esta moça, única e absoluta, merece, sempre, todo o carinho e atenção de você. Ela é incrível, um verdadeiro milagre. E ninguém, ninguém mesmo, poderá amá-la tanto quando você. Ninguém ama outros de verdade se não amar a si mesmo. Você também merece se dar flores (eu prefiro chocolate), se dar viagens, se dar um tempo sem nada fazer embaixo do cobertor. Se dar um livro, se dar um momento. Se estiver sozinho, desligue essa web, desligue seu celular, desligue a TV e curta você: pense em quanto você é especial! Abra um vinho, ou faça um chocolate quente, e o deguste devagar, curtindo esse pequeno prazer com você mesmo. Porque momentos deliciosos se consegue com coisas muito simples... Se estiver sozinho, aproveite, se ame e se conheça. Mas, depois, vá para a rua e ache alguém para amar e dar vexame, porque, como diria o Erasmo Carlos "antes mal acompanhado do que só" (vide aqui).
Nenhum comentário:
Postar um comentário