![]() |
A divisão do Brasil (em vermelho estados subdivididos) |
Nest post apresento como seria o Brasil se ele fosse dividido em estados com populações variando entre 5 e 11 milhões, construindo um país com uma representatividade muito mais justa.Evitei ao máximo alterar as divisas dos estados, buscando respeitar suas origens, cultura e história. Nesta proposta agreguei estados pequenos e dividi estados que merecem ser melhor representados. Como foi dito no outro post, a ideia não é propor uma repactuação federativa para já, mas é pelo menos deixar mais claro para todos o peso que cada estado tem e que deveria ter. E espero contribuir para que todos atuem politicamente, pressionando seus representantes, contra maiores divisões de estados pequenos, pois essas divisões só atendem aos interesses de grupos políticos e coronéis para dominar uma região. Se há alguma necessidade de dividir estados no Brasil, essa divisão precisa começar por São Paulo e Minas Gerais, estados onde a população está subrepresentada.
A figura acima representa graficamente como ficaria o Brasil dividido em estados com população parecida. Entre todos os estados brasileiros, apenas os três estados do Sul (RS, SC, PR), Pernambuco e Ceará tem tamanhos que justificariam ser mantidos como são em um Brasil dividido de forma justa.
![]() |
A Bahia seria subdivida em dois estados |
- Alagoas com Sergipe (AL+SE)
- Paraíba com Rio Grande do Norte (PB + RN)
- Maranhão com Piauí (MA+PI)
- Pará com Amapá (PA + AP)
- Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia (AC + AM + RR + RO)
- Mato Grosso com Mato Grosso do Sul (MT + MS)
- Tocantins, Goiás e Distrito Federal (TO+GO+DF)
Quatro estados do Brasil precisariam ser subdivididos para terem uma representação justa no congresso.
![]() |
Minas e suas meso-regiões |
Minas gerais precisaria ser dividida em três novos estados, sendo que um deles incorporaria o Espírito Santo, muito pequeno para sozinho ser um estado em um Brasil igualitário. O mapa ao lado representa as meso-regiões do estado, que serviram de base para a divisão. Os quatro novos estados seriam:
![]() |
Rio de Janeiro e sua região metropolitana |
- Minas - central: composto pelas meso-regiões 2 e 4, que inclui a capital atual;
- Minas - norte: incorpora as meso-regiões 3, 5, 6, 10, 11 e o Espírito Santo.
O Rio de Janeiro seria dividido, nesta proposta, em dois estados: um seria composto pela grande Rio de Janeiro (ao sul da Guanabara) e outro seria todo o restante do estado do Rio de Janeiro atual. O mapa ao lado representa esta proposta.
Por fim, para ser justo, o estado de São Paulo precisaria ser desmembrado em cinco novos estados. Para esta proposta, também foram usadas as meso-regiões do IBGE. Os cinco novos estados seriam:
![]() |
São Paulo e suas meso-regiões |
- SP - Central: 4,6, 7, 10 e 11
- Cidade de São Paulo (parte da meso-região 15)
- Grande São Paulo: meso-região 12 + parte da meso-região 15 (excluindo a cidade de SP, ABC, Baixada Santista e Mogi das Cruzes)
- Litoral - SP: meso-regiões 13 e 14, e também ABC, Baixada Santista e Mogi das Cruzes (parte da meso-região 15).
As cidades de SP e RJ tem tamanho tão significativo que para esta proposta seriam estados por si só. Mas para evitar um custo dobrado com prefeituras e governos "estaduais", essas cidades poderiam ter uma estrutura parecida com o atual DF, uma "cidade" com representação federativa.
Veja também:
Um Brasil onde todos tem o mesmo peso político
O grande golpe político dos micro-estados!
Política é importante: a visão de um quarentão
Nota. meso-regiões é uma nomenclatura do IBGE. As imagens usadas neste post foram obtidas na wikipidia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário