sábado, 24 de dezembro de 2011

Boas memórias de natal

Natal para mim é uma festa de família. Onde todos se unem para celebrar o amor.
Minha maior lembrança do natal eram os encontros nas casas dos avós.
Na casa dos meus avós portugueses ouvíamos fitas com aquelas "desgarradas" entre músicos lusos no improviso, algo que muitos pensam ser uma coisa típica só do nosso nordeste. Tinha uns tios do meu pai ótimos com piadas. Mas o mais marcante, sem dúvida, eram as iguarias da minha vó: o arroz com lula, o polvo frito e, principalmente, as filhoses. Quem nunca comeu as filhoses da minha vó, não sabe o que é felicidade na vida... Já achei algumas parecidas em Portugal, mas sinto falta das filhoses como algo que acompanha os natais.
As festas na casa dos meus avós maternos eram maiores. Todos os 5 filhos, maridos e esposas, e as dezenas de netos, incluindo alguns namorados, reunidos na casa do meu avô: esse, sem dúvida, era o dia mais feliz daquele senhor santista apaixonado pelo time e pela família. E era incrível ter todos os meus primos juntos e poder brincar e correr para lá e para cá, enquanto minha vó reclamava do barulho. E aí vinha o famoso café da vovó, com uma mesa cheia de bolos e guloseimas deliciosas. Algumas vezes, as melhores, chegamos a dormir lá espalhados pela casa simples, pequena, mas acolhedora dos avós.
Tudo isso era possível porque tive a grande sorte de ter todos os avós e quase todos os tios por parte de pai e de mãe morando na mesma região. Hoje seria quase impossível, com meus parentes se espalhando não somente na querida Baixada Santista, mas também entre o Paraná, interior de SP, RJ, DF e até Amazônia (além da minha querida prima de Portugal, que só vi uma vez). Mas ainda trago no meu coração aquele eterno sonho do meu avó materno de ver a família reunida, sempre que possível, e especialmente no Natal. Sei que nem sempre será possível na vida real, mas sempre, nessas datas, lembro de toda a família, que me fez ser o que hoje sou.
Feliz natal para todos, aproveitem esta data para estar o máximo possível com quem ama. E, lembrem que, independentemente de religião, o Natal pode ser visto como um símbolo de união e amor. Ame muito, esqueça as mágoas, as tristezas e se dê o prazer de abraçar e beijar a todos os que lhe amam de verdade!

3 comentários:

  1. Ualllll primo que mensagem linda de vida, de amor! Parabéns pela redação e sei que nem perto chegará de conseguirmos reunir TODOS mas no ano que vem me caso ni dia 06/10/12 e gostaria de ve-los aqui, e daí quem sabe consigamos reunir um pouco mais da família né?! Beijão e um Natal abençoado, sintam-se abraçados ;)
    Beijinhus Camila

    ResponderExcluir
  2. Linda mensagem Marcos, é de emocionar e lembrar de muitos momentos agradaveis que passei ao lado da sua avó Ana e ainda bem que comi muitas filhóses que ela fazia...saudades...más tem as filhóses da tia Julia que é tão boa quanto da vó Ana. Feliz Natal aos 5Ms. Que tanto amamos
    Beijosss

    ResponderExcluir
  3. Feliz Natal Marcos ;)
    Muita paz, amor e Jesus na sua vida.

    ResponderExcluir