sábado, 24 de dezembro de 2011

A felicidade está nas coisas simples...

Minhas filhas não são consumistas, tentamos as manter longe dessa mania mundial de compras. Mas no mundo de hoje, elas acabam colecionando centenas de brinquedos que elas ganham ao longo do ano, de muitas pessoas que gostam delas e as presenteiam pelos mais variados motivos. Muitos desses brinquedos elas nem conseguem usar, pois é brinquedo demais. E sempre nesta data acabamos fazendo um trabalho de selecionar uma boa porção deles para doar para "crianças sem papai e mamãe"....
No dia a dia corrido de trabalho, escola, etc., elas normalmente ficam no final da tarde em casa, em meio a sua brinquedaria e vendo Discovery Kids.
Há dois dias atrás, com o horário de verão e o Solstício - dia mais longo do ano - resolvi provocar algo diferente. Chamei as crianças para o quintal no fundo de casa, dei um pedaço de papelão e as ensinei a escorregar no desnível do terreno.
Sabia que era divertido, mas há muito tempo não as via tão felizes. Brincando juntas, uma ajudando a outra, sem brigar por um brinquedo em especifico, sem ficar trancadas em casa e sem precisar de televisão. Como é fácil fazer uma criança feliz.
Foi uma bela experiência: não precisamos de brinquedos caros, não precisamos de estratégias complexas, nem de psicologismos baratos; precisamos apenas mostrar para nossas crianças que dá para se divertir com coisas simples como um pedaço de papelão.

Leia também:
É responsabilidade dos pais: TV
Há algo de errado MESMO com a juventude
Psicologismo agudo
O que as escolas não ensinam
Juventude atual: Losers são os americanos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário