sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

DinoCamp: o marketing

Já falei de duas estratégias brilhantes do Paulo Renato para atrair a atenção para a nossa universidade: a festa de dezenas de milhares de pessoas que era a UAP e o vestibular revolucionário e nacional. Tudo isso fazia parte de uma estratégia maior, trazendo divulgação e mídia para cá.
No início dos anos 90, nada na TV era mais ligado à geração jovem da época que o revolucionário "Casseta&Planeta". E um dos bordões mais usados da turma do Casseta era, justamente, "pesquisadores da Unicamp de Campinas inventaram... " e lá vinha mais uma absurda "invenção". Bom, Campinas também sempre foi bem citada pelos Cassetas, mas por outro motivo ;-) (vide aqui)
O programa Casseta usava o bordão porque a Unicamp na época estava em iminência. Todo mundo sabia que era uma universidade de ponta, com pesquisas incríveis. E não saía da mídia. Todo esse marketing, certamente, mudou o patamar da Unicamp no Brasil. E foi uma estratégia louvável, pois obviamente também trouxe para cá alunos de todos os cantos do país, e até de fora, atingidos pela propaganda indireta e gratuita que tínhamos nos grandes meios de comunicação.
É interessante ver o quanto um gestor de primeira pode revolucionar uma universidade como a Unicamp. A grande questão é como garantir que os seus sucessores mantenham o trabalho que você fez... E se o Paulo Renato foi um reitor único, seu grande erro foi não ter formado sucessores com 1/3 da sua visão...

Veja também:
- Dinocamp: UAP e Vestibular
- Momento retrô: de volta ao 3.60
- O reitor Paulo Renato
- A nova política estudantil
- Aos meus grandes professores
- Viva Campinas! 

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